pastoral: QUEM SÃO SEUS COMPANHEIROS?

 

Na vida, conhecemos muitas pessoas; e elas, de um certo modo, influenciam o nosso modo de agir e de pensar. Dependendo da aproximação que temos com elas, somos mais ou menos influenciados. E essa influência pode ser boa ou má. Também influenciamos nossos amigos. Há diferença entre amizade e companheirismo. Amigos são aqueles que têm afinidades de conceitos, princípios e ação. Companheiros, são os que andam conosco, sejam amigos ou não. Para se ter bons companheiros é preciso que se escolha bons amigos e andar com eles. Há um ditado popular que diz: ”Diz-me com quem andas e eu te direi quem és”, referindo-se à qualidade de nossas companhias. Se andamos com pessoas que temem a Deus, obedecem à sua Palavra e respeitam o próximo, seremos influenciados para fazer o mesmo.

 

Salmos 119:63 – “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.” 




 

Nesse texto, o salmista mostra a sua preferência ou esolha das companhias que ele prezava: Pessoas que temem a Deus e que obedecem à Palavra do Senhor. Não servia qualquer um para ser seu companheiro; mas, devia ser alguém que tivesse certas atitudes boas. Ele sabia que a amizade e a companhia são escolhas pessoal, voluntária e, sobretudo, consciente. Jesus, depois de cerca de três anos andando com seus discípulos, falou que, dali em diante, não os chamaria mais de servos, e sim de amigos; e só seriam seus amigos aqueles que obedecem a ele.

João 15: 14-15: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando. Já vos não chamarei de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”

Agora me dirijo a você que é amigo de Jesus, ou quer tornar-se um amigo de Jesus: Quem são seus companheiros?

Se for preciso mudar de amigos e companheiros, mude!  

______________________________

Autor: Pr. Paulo Marinho de Melo
Campina Grande/PB - 27/12/2020