pastoral: QUASE PERDIDO!

 A Bíblia nos apresenta uma história de amor "quase" perdido: A história de Oséias e sua esposa Gômer.

Após um tempo de casados, Gômer, já com três filhos do profeta, resolveu deixar o seu marido e foi viver de prostituições; sua jornada de infidelidade a levou ao "fundo do poço", pois ela foi parar num mercado de escravos, para ser vendida como escrava! O profeta a encontrou antes que fosse vendida e a resgatou, trazendo-a de volta para o lar, dando a ela o perdão e a restauração familiar.
Essa "tragédia familiar" foi uma experiência amarga que o profeta de Deus teve para ilustrar a infidelidade de Israel para com Deus e a promessa de perdão que o Senhor daria ao Seu povo (Oséias, caps. de 1 a 3). Gômer esteve a ponto de perder a sua liberdade e identidade por completo, pois depois que fosse vendida, não se saberia mais a sua localização; e seu nome (identidade) seria trocado, tornado-a sem valor e usada como objeto sexual pelo seu dono.
Israel havia se prostituído espiritualmente com as outras nações e deixado Deus de lado. Agora viria a disciplina com o cativeiro: A implacável Assíria invadiu Israel e deportou os israelitas para longe de sua terra! Seria o fim de Israel? Não! Deus disciplina seu povo, por causa dos pecados, mas não o abandona. Sempre tem um tempo de restauração! E o Senhor promete, através do profeta, o perdão e a restauração. Assim como Oséias procurou a sua esposa, a resgatou do mercado de escravos e a trouxe para casa, Deus faria o mesmo com Israel, trazendo-o de volta para a sua terra!
A mesma coisa acontece com o crente infiel, que abandona o Senhor e transgride a Sua Palavra: São disciplinados.
Provérbios 3:11-12: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem." Para a perdição? Não, mas para a restauração! Mesmo que seja "pela dor", Deus sempre restaura o verdadeiro crente no Senhor Jesus!
Não devemos pecar, mas "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis: e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (I Jo. 2:1) e, "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (I Jo. 1:9)
Caro irmão e amigo, não se afaste de Deus nem desobedeça à Sua Palavra, pois o "custo" disso é muito alto! E se você se "desviou" do caminho e está longe de Deus (desobedecendo a Ele e à Sua Palavra), volte-se para o Senhor; pois Ele o perdoará e trará você de volta à comunhão com Ele.

Autor: Pr. Paulo Marinho de Melo
Campina Grande, 27/05/2021