pastoral: EU NÃO ESTOU SOZINHO!

Um dos piores sentimentos que acomete o ser humano é de se sentir sozinho em sua caminhada diária. Uma angústia penetra em seu coração, ao ver pessoas ao seu lado que não lhes dão apoio nas decisões ou no enfrentamento de seus problemas, que surgem avassaladores, destruindo-o por dentro, como um profundo e desgastante sentimento de abandono e impotência.

Esse sentimento é comum a todos. Acontece de vez em quando. Ele é disparado dentro da gente, quando uma palavra de alguém nos é dirigida de forma ríspida ou maldosa. Intencional ou não, essa palavra tem o poder de nos deprimir ou desencorajar para seguirmos o nosso caminho. As perseguições têm também essa capacidade de nos “prender” dentro de nós mesmos, e de nos levar a achar que estamos desamparados e sozinhos na luta contra o mal e a favor do bem. Somos um ser complexo e vulnerável aos ataques constantes de nossas emoções. Nossa força interior, que deveria nos manter de pé, diante dos problemas e das dificuldades do nosso dia-a-dia, se revela pequena, quando nos deixamos vencer pelo sentimento de abandono e incapacidade. É um sofrimento, um “peso”, que levamos em nossos ombros!

Ninguém está isento desse sentimento. Eu, sinto isso. Porém, algo surge dentro de mim, me erguendo e me fortalecendo, como um “fogo que não se consome” e que me dá força e ânimo para continuar acreditando que não estou sozinho, pois há alguém que anda comigo e que não me abandona nunca. Esse alguém é Deus!

Eu caminho com Deus diariamente, através da oração, da leitura da sua Palavra e do cultivo (meditação) da vida devocional. Às vezes eu falho em um desses exercícios espirituais, mas, Ele nunca me abandona! A garantia da Sua presença constante e diária comigo, e da Sua força para enfrentar a dura realidade da vida e dos ataques dos homens, está na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo. Ele, Jesus, diz em “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30) que Nele, encontro descanso e alívio, e isso é confortante e animador! E, Ele diz mais: ...eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:20).

Posso, portanto, afirmar com segurança e ânimo, que não estou sozinho, pois venho caminhando com Deus, desde o dia que conheci a Jesus e aceitei o convite de segui-lo e de me tornar um de Seus discípulos e amigos.

E você, que se sente sozinho, que fará então? Ficará nessa sua solidão e incapacidade de reagir, ou aceitará o convite de Jesus de segui-lo e receber a Sua plena paz e companhia?

Ouça Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” E: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

 

Autor: Pr. Paulo Marinho de Melo

Campina Grande/PB – 28/12/2020